top of page

Crenças e medo do movimento. Quais são os seus?

Atualizado: 18 de dez. de 2024

medo-do-movimento
"Quem tem medo do movimento?"

Hoje em dia, é sabido que movimento envolve mais vias cerebrais do que temos percepção.


Nosso cérebro tem milhares de conexões, mas nem todas essas chamam nossa atenção. Nele, existem grandes centros de união dessas conexões e, de acordo com o que acontece em nossa vida, eles se conectam várias vezes criando uma massificação, uma impressão que tem significância para que chame nossa atenção para elas - são os chamados conectomas.



A relação dos conectomas com o medo do movimento.


Quanto mais você "acende" esses conectomas, mais eles ficam impressos em nosso cérebro, que por sua vez, mais vai tê-los acesos sempre que alguma coisa acontecer em uma dessas vias que tenha relação.

Normalmente: medo do movimento, "tive uma lesão no pé e alguém falou que foi o tênis", "alguém falou que eu não posso mais correr na rua porque machuca"," não posso mais agachar por causa do joelho", etc. Todas essas questões vão tendo importância, pois é intrínseco ao ser humano querer dar significado para as coisas, inclusive para a dor.


Serviço de saúde.


Quem explica pra a gente da onde vem a dor? Os serviços de saúde, seja ele qual for - eu estou prestado um serviço à saúde nesse momento, por exemplo. A questão está em que, a nossa cultura é muito relacionada a irmos em serviços de emergência, não em ambulatório fazer uma consulta preventiva, e raramente, a pessoa da emergência é especialista na dor que você está sentindo. O que normalmente acontece nesses casos é que o profissional oriente as seguintes situações: "faça repouso", "toma o remédio X", etc.

É aí que se cria uma potencial conexão - dos conectomas.



Como reverter uma conexão criada?


Tudo aquilo que julgamos como físico e estrutural - como postura, ângulo do joelho, ou calçado inadequado - na verdade, sabemos que vai muito além. Trata-se muitas vezes de conexões centrais – cerebrais.

O movimento consegue reorganizar essa conexão ou criar uma outra via que tenha maior significância do que essa conexão prévia, ou seja, ele planta novos caminhos e impressões cerebrais, deixando aquele de dor, medo e crenças negativas, "apagado" e menos importante do que o novo caminho.


 

Para mais informações e matérias como esta, acesse: https://www.lucianafisioterapeuta.com.br/blog




Comments


WhatsApp
bottom of page