top of page

Postura. Existe certa ou errada?

Atualizado: 18 de dez. de 2024

postura-trabalhando-luciana-fisioterapeuta
Essa posição é boa ou ruim?

O que é uma boa postura para você? Qual é a "postura ideal"?


Mais a frente, vamos definir o que seria o ideal de postura, mas antes, quero deixar aqui a descrição de "Postura" do Comitê de Atitude Postural da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (CAPAACO):

‘’A postura se define normalmente como a posição relativa que adotam as diferentes partes do corpo. A postura correta é aquela que permite um estado de equilíbrio muscular e esquelético, que protege as estruturas corporais de sustentação frente as lesões ou as deformações progressivas, independente da posição em que essas estruturas se encontram, seja em movimento ou repouso. Nessas condições, os músculos trabalham com maior rendimento e as posturas corretas são as essenciais para os órgãos torácicos e abdominais. As posturas incorretas são consequências de falhas na relação entre diversas partes do corpo, dando lugar a um aumento da tensão sobre as estruturas de sustentação, por se produzir um equilíbrio menos eficiente do corpo sobre sua base de sustentação.’’.



O que é atitude postural?


Atualmente, o termo "atitude postural" é bem mais utilizado - como na definição do CAPAACO acima -, justamente por estarmos em constante movimento. Até mesmo quando estamos parados, nosso corpo fica num "balanço" encontrando o equilíbrio. Faça o teste: fique em pé, parado e preste bem atenção nos pequenos movimentos que seu corpo faz de um lado para outro, ou para frente e para trás. Nossa postura está muito mais ligada a como nos movimentamos, como vencemos a força gravitacional durante nosso dia a dia. A interferência da Gravidade em nossas vidas.



Dito isso, pense comigo: postura não é um padrão engessado.


Cada pessoa nasce com determinada estrutura física "pré-moldada". A vida vai acontecendo, nossos ossos, músculos, tendões e tudo que faz parte do nosso corpo, cresce e se adapta conforme seu ambiente e comportamentos relacionados a ele. Mas, antes de qualquer comportamento e estilo de vida existe uma coisa extremamente importante que interfere na nossa postura: a GRAVIDADE.



A força da Gravidade.


A gravidade é uma força que nos é imposta desde que nascemos. Ela exerce essa força em tudo que está na superfície da Terra (nós) para no Centro dela. Para que não fiquemos no chão, ou sejamos esmagados por essa força, precisamos vencê-la colocando nossos músculos em ação. São eles e muitas outras estruturas do nosso corpo, que fazem o trabalho de nos deixar em pé, sentar e levantar, andar, mudar de direção e agir rápido ao desviar de buracos no chão, por exemplo.



Então, não existe postura errada?


Não. O que existe é a compreensão de que uma pessoa com determinada estrutura, vai ficar sentada vendo filme de um jeito, trabalhar de outro e ficar em pé na fila do banco, de outro. Para que precisemos mudar o padrão postural, ou atitude postural de alguém, temos que observar por quanto tempo essa pessoa fica na mesma posição, e sim, existem padrões de ergonomia nos quais nos baseamos para termos uma base para não sobrecarregar as nossas articulações, tendões e ligamentos.

Por exemplo: se uma pessoa ficar 2 horas lavando louça numa pia em que a altura esteja abaixo do joelho, provavelmente ela vai ficar com dor nas costas por ter de ficar abaixada tanto tempo.


Ou seja, nossa casa, transporte público e materiais de trabalho têm medidas padrão para que nosso corpo seja respeitado. Em todo o mundo isso existe e essas medidas podem ser diferentes em cada país e também para o caso de necessidades especiais, como nanismo, amputação de membros ou cadeirante.



postura-certa-ou-errada-luciana-fisioterapeuta
E essa? Muito "retinha"?

Não force uma postura "reta".


Este, pode ser o mais precioso conselho que te darei nesse material. Perceba que, a pessoa da foto está sustentando uma postura reta e sem apoio. Isso pode ser, no mínimo, cansativo; não acha?

Quando forçamos uma postura deixando os ombros MUITO para baixo, ou muito para trás, ou qualquer ajuste que julgamos ser necessário ou correto, acabamos por tensionar partes que se sobrecarregam de tanta força e acabam fadigando e doloridas. Um corpo mais relaxado, mas vencendo a gravidade te trará muito mais benefício do que se colocar numa postura de forma forçada e cansativa. Evite uma fadiga desnecessária.



Então, como é a "postura ideal" que mencionamos no início dessa matéria?


É nada mais do que uma composição de posições das diferentes articulações do corpo num dado momento. Trabalhar, ler, ver TV, são tarefas que ficamos parados por um tempo razoável, então, se mexa hora ou outra; lubrifique suas articulações. O tempo numa mesma posição é o principal fator de problemas relacionados à postura, e não a postura em si.

Postura ideal = mínimo de esforço para máxima eficiência de funcionalidade!

Comentários


WhatsApp
bottom of page